Estou sorrindo do lado direito da foto, to usando blusa preta em cima tem o logo do chá com s. Minhas duas cachorras estão do lado direito como uma colagem e sobreposta. Um texto grande escrito vira-latas. Vídeo com libras

Dia Internacional das pessoas com deficiências.

Voiced by Amazon Polly
Espalhe o amor

Olá, tudo bom? Sou o Samuca e tenho a pele negra, tenho dreads castanhos até a cintura. Uso barba e tem um sorriso largo. Sou um homem gay e periférico. 

Escrevo esse texto dentro do meu escritório em casa, ele é todo branco e tem alguns detalhes na decoração. Estou ouvindo rap no meu fone de ouvido sem fio, daqueles que dão a volta por cima da cabeça, sabe?! Esse fone eu ganhei a algum tempo de uma marca. Foi um recebidos. Desde que comecei a trabalhar como criador de conteúdo, imaginava que essas coisas poderiam acontecer e agora estou vivendo isso. 

Estou sentado numa cadeira de escritório laranja, meu macbook pró fica centralizado na mesa e está apoiado na minha mesa de madeira e ferro preto. Em cima da mesa do lado esquerdo tenho uma impressora HP cinza, ela também faz scanners. Atrás do macbook ao lado esquerdo uns fios, um é do meu HD externo cinza e preto, o cabo também é preto. Tem também o carregador do macbook, branca com detalhe prata no encaixe. Mais ao fundo na mesa fica um pequenino vaso verde, nele tenho um cacto. Atrás do macbook agora do lado direito tem minha tablet que uso desde que comecei a trabalhar com design. Ela é preta e tem uma caneta na mesma cor, que me auxilia muito. 

Um pouco mais acima tem uma escultura de uma pantera negra. O filme Pantera Negra, mexeu tanto comigo que fiz esse texto no LinkedIn. “Só eu sei o quando o filme Pantera Negra, mexeu com minha autoestima. Lembro que fui com vários influenciadores negros no shopping mais rico de SP e ocupamos ele. ‘É assim que vcs se sentem qdo veem os heróis de vcs nas telas dos cinemas?’ Eu senti um poder, uma força, uma vontade que Wakanda fosse real”. Atrás dessa pantera tem uma garrafa de água de um litro e meio verde, com tampa dourada. Tenho uma caneca branca à direita  com alguns materiais de escritório. 

Quando olho pra frente com a cabeça reta, vejo uma parede branca com meu segundo sofá na vida que realmente foi meu. Ele é preto e coloco um tecido bege com listras cinzas. 

Imagem exatamente com a mesma descrição do texto acima.

O texto, assim como o vídeo que postei hoje é acessível para TODOS. Parece complicado mas não é. Precisamos sair dos nossos lugares de conforto e enxergar pra além dos nossos privilégios. Foi com essa intenção que há quase dois anos venho sendo um agente dessa transformação. Fui provocado pelo Youtube e por alguns amigos sobre audiodescrição nos meus vídeos, nas palestras e também aquele texto que descreve as imagens nas minhas postagens. Estou nesse processo e sim, farei isso daqui pra frente. Te convido a fazer o mesmo.

O texto aí em cima conta um pouco como isso é importante. Agora mostrarei para vocês o que descrevi com uma foto. A foto também terá uma descrição para pessoas com baixa visão ou cegas. 

O vídeo que acabo de postar, possui intérprete de libras, audiodescrição e legendas. Ele faz parte de uma iniciativa do YouTube de comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que é celebrado no dia 3 de Dezembro.


Espalhe o amor

1 comment

  1. novela gênesis

    Muito bom artigo, obrigado por postar. Inclusive voltarei
    mais vezes ao seu site. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tamanho da fonte
Alto contraste