Vencedor do Shark Tank Brasil versão Creator em 2025, com o aporte financeiro pela Farmax, para expansão do projeto Guardei No Armário. Um projeto que Sony, em parceira com Google, Youtube, InfinitePay e Mercado Livre. Esse prêmio reforça minha capacidade de comunicar ideias com clareza, estratégia e emoção.

Me chamo Samuel Gomes, mas você talvez me conheça como Samuca. Nasci e cresci na periferia de São Paulo, e comecei a trabalhar aos 13 anos. Desde cedo, entendi que pra abrir caminhos eu precisaria construir os meus próprios. Foi com essa mentalidade que entrei na faculdade pelo ProUni, me formei em Design Gráfico e dei início a uma trajetória na comunicação que já dura mais de 19 anos.

Aos poucos, fui me destacando como designer e motion designer e mergulhei de vez no universo da publicidade. Em 2019, assumi a liderança criativa da Agência Responsa, uma iniciativa da Bullet que buscava ampliar a presença de profissionais pretos e periféricos na publicidade. Tive o privilégio de construir essa jornada ao lado da minha amiga e inspiração Monique Evelle, de quem aprendi muito sobre estratégia, visão de futuro e compromisso com transformação social.

Mas tudo começou a tomar outra dimensão ainda em 2015, quando criei o Guardei No Armário, canal que nasceu da urgência de compartilhar histórias reais de pessoas LGBTQIA+. O que começou como um projeto independente virou referência e, hoje, é reconhecido como o maior acervo de histórias de saídas do armário do mundo. Em 2016, publiquei o livro homônimo e, desde então, esse projeto já tocou a vida de milhares de pessoas, conectando identidades, coragens e futuros possíveis. E em 2020, a Companhia das letras se interessa pela minha história e juntos construímos a nova edição do livro, contando mais sobre minha jornada e entrevistando nomes como Nátaly Neri, Rodrigo França, Silvetty Montilla, Jup do Bairro e outros nomes que fazem parte da comunidade lgbtqiapn+.

Nos últimos anos, essa caminhada me levou a lugares que eu nunca imaginei. Em 2023, palestrei no BNDES e viajei ao Egito, onde produzi conteúdos que inspiraram muita gente. Em 2024, vivi um intercâmbio transformador na África do Sul, estudando na escola Good Hope e na University of Cape Town, experiências que me ampliaram como ser humano e como comunicador. Nesse mesmo ano, fui diretor criativo da construção de uma estratégia de comunicação interna sobre diversidade na CCR, em parceria com a agência P3K.

No início de 2025, apresentei a série “ESG na Prática” no Senac São Paulo, levando para o centro do debate temas como inclusão, sustentabilidade e impacto social, aprofundados na minha pós-graduação em ESG. Pouco tempo depois, tive a alegria de ser mestre de cerimônias do TEDx Guararema e Fórum Brasil & Alemanha de Comunicação, palcos onde pude usar minha energia para conectar ideias que transformam.

Ao longo da minha jornada, tive o privilégio de palestrar em empresas e instituições como Google, FIAP e USP. Fui reconhecido como LinkedIn Top Voice em 2019, entrei na lista da Forbes como um dos inovadores negros de 2020, recebi o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria Raça, reconhecido em 2021 pelo Youtube Vozes Negras, também colaborei com o livro Preconceito, Uma História e escrevi o posfácio da edição de O Retrato de Dorian Gray.

Hoje, sou comunicador, escritor, criador de conteúdo, podcaster, especialista e consultor de diversidade, palestrante, apresentador, entrevistador, autor, motion designer e violinista amador. E sigo usando tudo o que sou para abrir espaços onde histórias diversas possam existir com orgulho, beleza e potência. Minha missão é essa: contar verdades com afeto e criatividade, e mostrar que nossas vivências também constroem futuro.